PDA

Ver Versão Completa : Fhc Diz Que Pt Utiliza Técnica Nazista Em Campanha

Sauron
23/10/2006, 19:04
Eles já não sabem mais para o que apelar....

----------------------------------------------

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) acusou hoje o PT e o presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, de utilizarem uma propaganda nazista nesta campanha eleitoral. "Eles não se cansam de dizer mentiras. É a velha técnica nazista, de dizer uma mentira repetida até ela se transformar em verdade. Eles fazem o mesmo estilo de Goebbels (Joseph Goebbels, ministro da Propaganda nazista), que elegeu (Adolf) Hitler", destacou ele, em inflamado discurso realizado no ato em prol da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo.
Além de comparar a propaganda de Lula ao nazismo, FHC chamou o presidente da República de "Fanfarrão Minésio", apelido literário dado ao criticado governador mineiro Luís da Cunha e Menezes no poema satírico Cartas Chilenas, de autoria atribuída a Tomas Antônio Gonzaga. O mau governo de Menezes é apontado com um dos fatores que levaram ao surgimento da Inconfidência Mineira. "Em 1994, eu saí (para o pleito) com 8% das intenções (de voto) e o fanfarrão tinha 40% (dessas intenções) e eu ganhei as eleições com votos dos ricos e dos pobres", ironizou FHC.
Ele lembrou que também já perdeu uma eleição cujas projeções dos institutos davam como ganha, que foi para a Prefeitura de São Paulo na década de 80. "A opinião pública é volátil e é fácil ganhar antes da hora", emendou.
No discurso, FHC conclamou os presentes, mais de mil pessoas, a trabalharem nesta reta final para que Alckmin possa chegar ao Palácio do Planalto. "Temos de continuar lutando até o fim, pois queremos um Brasil decente. Ainda temos tempo para virar as eleições, pois há um sentimento no País de que, do jeito que está, não dá mais para continuar. O Brasil cansou", finalizou.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1321737-5601,00.html

black_label
23/10/2006, 20:11
Tem um ditado que diz o seguinte: Chorou? Parou!

Os caras abriram o bico, tão enfiando dedo no olho agora. Antes só puxavam cabelo. hahahahah. FHC não deveria se expor desse jeito.

Darkness
23/10/2006, 20:13
Cartas Chilenas, de autoria atribuída a Tomas Antônio Gonzaga

Putz!!
Toe estudando isso em literatura..
Ngm merece!!
Qnto ao tópico.. Nada d mais..
Apenas o último chilique do Presidente que será citado no rodapé da página com o verbete: "Itamar Franco"

black_label
23/10/2006, 20:24
...
Apenas o último chilique do Presidente que será citado no rodapé da página com o verbete: "Itamar Franco"

Cara, vc está vindo bem... uma escorregada aqui, outra ali, mas o conjunto da obra tá bem legal. Parabéns. Um cara de 15 anos (estou certo ? ) que vai buscar a informação, oferece outra fonte, luta pelo que acredita não pode falar assim de um ex-presidente.

O FHC pode ter feito cagada, pode ser feio, pode tudo, mas o cara foi eleito democraticamente duas vezes. Devemos a ele um início de processo sério (mesmo que muitos o caguem) e, pelo que se vê, a solução para a estabilização da moeda entre outras coisas. Só não precisa falar merd.a na hora do desespero.

beijo nas bundas

Darkness
23/10/2006, 20:30
O FHC pode ter feito cagada, pode ser feio, pode tudo, mas o cara foi eleito democraticamente duas vezes. Devemos a ele um início de processo sério (mesmo que muitos o caguem) e, pelo que se vê, a solução para a estabilização da moeda entre outras coisas. Só não precisa falar merd.a na hora do desespero.

É 15 mesmo! :up:

Cara, não vou nem questionar o aspecto do que FHC fez, mas já dá pra perceber nos livros de história.. FHC será o Presidente mais "picolé de xuxu" desde Epitácio Pessoa.

Nos livros de história que meu filho estudará, teremos grandes 8 anos de vazio, no máximo com uma citação a Estado Mínimo ou neoliberalismo..

Já consegue-se perceber essa tendência nos livros de história recentes, um grande destaque ao Plano Real de Itamar e o governop FHC sendo descrito como uma continuação, acrescido das coisas que eu t falei.
Para o bem ou para o mal, é assim que ele será lembrado, ou alguém com menos de 30 anos lembra do nome da Ministra da Fazenda do Collor??

black_label
23/10/2006, 20:59
Não apela. Comparar FHC com a... a... como é mesmo o nome dela? hehehehe

ZCM. Só para a galerinha com menos de trinta opinar. rs

João_Canabrava
23/10/2006, 21:55
FHC neoliberal? só em termo pejorativo... Procure por Irlanda nos ultimos anos e veja o que medidas liberais fizeram e depois compare com o FHC... verás que aqui passou longe de neoliberalismo. Não que eu esteja defendendo o FHC, mas estou falando da notação neoliberal impregada ao FHC.

acho que nos nossos livros a década de 90, 2000 e quem sabe mais, será horrível.

L

Darkness
24/10/2006, 00:40
Não apela. Comparar FHC com a... a... como é mesmo o nome dela? hehehehe

ZCM. Só para a galerinha com menos de trinta opinar. rs

É pq os dois foram ministros da fazenda..
Só que é óbvio que um foi sucedido e o outro não, mas com o passar do tempo dá no mesmo..

bombacha
24/10/2006, 01:05
Puxa, o fato de os historiadores do Ensino Médio negarem e continuarem negando por muito tempo os feitos do FHC até parece que significa alguma coisa. FHC deve estar arrasado.

ALCAPONE
24/10/2006, 01:10
sei la...

só sei que entre alckmin, lula e fhc...

SOU MUITO MAIS O FHC.

Darkness
24/10/2006, 15:04
Puxa, o fato de os historiadores do Ensino Médio negarem e continuarem negando por muito tempo os feitos do FHC até parece que significa alguma coisa. FHC deve estar arrasado.

Querendo ou não é assim que ele será passado para a posteridade, através da opinião dos: "historiadores de Ensino Médio"

Ele deve estar é com uma tremenda dor de cotovelo, igual a vc.
:lol:

bombacha
24/10/2006, 15:13
A dor de cotovelo é desses historiadores e intelectuais em geral medíocres e fracassados como Mario Schmidt e Emir Sader, que sempre sonharam em ser o que o FHC é hoje: um excelente e respeitado intelectual de prestígio internacional.

Se algum dia essa turminha recalcada resolver elogiar FHC, então, com certeza, ele fez algo de errado.

Darkness
24/10/2006, 15:30
Prestígio internacional...
Sei...

Mais internacional que nacional então, pq os tucanos, desde o fim da era FHC, fazem de tudo para se desvincular dele, será que é por acharem que não devem se aproveitar de tão espantoso prestígio??

SmoKe®
24/10/2006, 16:37
Não sei pq até agora vcs se iludem ainda com a política.

bombacha
24/10/2006, 16:39
A desvinculação é de poucos tucanos, e ocorre a cada 2 anos por motivos eleitorais, e não acadêmicos, de mérito, de moral ou qualquer outro. E FHC tem sim o prestígio internacional que muito intelectual tem por ae faria de tudo para ter. Por isso tanta inveja e tanta crítica.

Tem uns que disfarçam essa inveja em espírito crítico, crítica política...etc. Alguns, como o Darkness, até acreditam nisso.

Darkness
24/10/2006, 19:35
A última vez que eu vi o FHC vinculado a algo de prestígio foi o título "Doutor Honoris-Causa" (não sei como se escreve), e isso a MUITO tempo.

Outro dia saiu no GLOBO, uma entrevista de um tucano cobrando defesa firme das privatizações, dizendo que Alckmin é covarde e etc e tal, não só Alckmin, mas toda a cúpula tucana renega a ligação com FHC, foi por isso que Serra perdeu, e é por isso que Alckmin perderá, pq FHC foi eleito por causa do Plano Real e manteve seus efeitos, artificialmente, até 99, qnd foi obrigado a se render a realidade e iniciar uma crise imensa no Brasil, que, salvo raros trimestres, só acabou no quarto trimestre de 2003.
Belo legado FHC!!!

bombacha
25/10/2006, 00:14
Eis um problema, Darkness. Você mede o prestígio do FHC por eventos, homenagens e títulos, quando, na verdade, isso é uma consequência e não causa do prestígio e da boa qualidade intelectual do FHC. No meio acadêmico as coisas são bem diferentes.

Por isso tanta bobagem dita sobre FHC em relação a sua tragetória acadêmica. Tem gente que se propõe a criticar FHC mas sequer nunca se deu ao trabalho de ler uma linha de seus escritos. Ae falam uma besteira tipo "FHC neoliberal", são ridicularizados e não sabem porquê.

Quanto a negação do FHC na "cúpula tucana", bobagem. Acontece é que o PSDB não é um partido personalista; suas disputas baseiam-se mais em grupos, projetos e idéias do que no culto a uma figura política central. Além disso, o PSDB é muito mais republicano que o PT; critica quem quer, abraça a causa quem quer. Se não quer, é só se vender que o governo está comprando. Geddel, Alcantara, Maggi, etc já foram. Essa diferença partidária choca alguns petistas a ponto de eles dizerem que FHC está sendo renegado no próprio partido, quando não é nada disso.

Você está pegando "uma entrevista de UM tucano cobrando defesa firme das privatizações" e tirando conclusões inadequadas e errôneas. Se é por isso, era só ter assistido a Zulaiê Cobra no RodaViva, a alguns meses atrás, para ver FHC ainda é figura de destaque. Ou ainda no mesmo periodo, se lembrar quais pessoas escolheram o Alckmin para candidato e ver se FHC estava entre elas. Ou ainda, ver como FHC é recepcionado nos diretórios tucanos e aliados Brasil afora e ver se não tem político querendo tirar foto com o ex-presidente para colocar depois em cartaz, panfleto, santinho.

Enfim, não se pode se fiar em críticas momentâneas e - quase sempre - efêmeras. O PSDB, inclusive, é muito maior que esse tipo de mesquinhez e a sua paute de discussões está em outro patamar. PSDB está longe de ser um bom partido, mas está a anoz luz da quadrilha chamada PT.