PDA

Ver Versão Completa : Mexendo a camera no teclado usando o método WASD (Usando AHK).

Chacineiro
26/06/2009, 20:17
A tempos venho utilizando um método muito interessante que potencializou minha capacidade de micro, e hoje, resolvi compartilhar com a galera do fórum. Vale ressaltar que esse método serve pra QUALQUER GAME e QUALQUER APLICATIVO.

Esse método consiste em mexer a camera do teclado, usando as teclas WASD(do mesmo jeito que se anda num jogo de FPS por exemplo). Considero esse método infinitamente superior ao método de mexer a camera com o mouse, pois assim a mouse fica LIVRE para micrar enquanto vc movimenta seu campo de visão com o teclado.
Alguns podem dizer que pra fazer isso basta simplesmente utilizar as setas no teclado, o que é verdade, porém as setas se encontram longe da vasta maioria dos atalhos, o que torna impráticavel, a não ser que vc prefira utilizar todas as habilidades do jogo no mouse, o que acaba com a capacidade de micro de qualquer um.

Mas, se o Company não possui um sistema de edição de hotkeys(atalhos) próprio, como eu faço isso?

Na verdade é bem simples, as etapas são.

1) Baixar o installer do programa chamado AUTOHOTKEY, do site http://www.autohotkey.com/download/

2) Instalar o programa(lol)

3) Criar um novo script.

4) Programar o script, aqui vai uma explicação rápida de como se faz, e o script que eu uso.

Funciona assim:

teclapadrão::função/tecla nova.

Meu script de CoH é (entre parenteses meus comentários.)

capslock::suspend (liga desliga o auto-hotkey, para não haver problemas de teclas executando funções erradas quando quero apenas conversar no chat por exemplo)
w::up (move camera para cima)
s::down (move camera para baixo)
a::left (move camera para esquerda)
d::right (move camera para direita)
q::a (attack move, já que a minha tecla "A" ficou como mexer camera pra esquerda escolhi o q por ser próximo e por ser inútil no CoH para realizar a função dela)
x::s (sandbags e etc, útil demais jogando de wehr)
f::d (democharge do commandos, eng americano)
z::f (Fired-Up)
tab::capslock (Isso é só pra acabar com o incoveninte de o programa as vezes bugar e travar com capslock ligado, fazendo EU FALAR TUDO ASSIM)

Lembrem sempre, de ativar o script que vcs criaram antes de jogar, o AHK não sai funcionando magicamente.

Essas são minhas hotkeys, não uso muitas outras pois apenas movi algumas teclas chave que ou por serem inconvenientes ou por terem sido utilizadas para movimentação WASD tiveram que ser movidas.

Confesso que no começo apanhei bastante pra me acostumar, mais depois, melhorou muito minha capacidade de micro. Muitos tops ainda nem usam isso, porém vários outros usam, nos Fraps do CannonBall no youtube por exemplo dá pra ver claramente isso.

Espero que isso ajude a resolver alguns problemas de micro do pessoal. No site que postei o Link para DL vcs encontrarão informações mais avançadas!

Abraços.

bauru1
26/06/2009, 22:11
Instalei aqui e deu tudo certo, valeu pela dica. Entretanto, achei muito difícil jogar assim, não sei se vou conseguir me acostumar, mas vou tentando, acho que depois de uns 3 skirmish eu fico bom. WASD

Chacineiro
27/06/2009, 01:52
Instalei aqui e deu tudo certo, valeu pela dica. Entretanto, achei muito difícil jogar assim, não sei se vou conseguir me acostumar, mas vou tentando, acho que depois de uns 3 skirmish eu fico bom. WASD

Vai por mim, vale o esforço.

Apanhei um monte tambem.

frasson
27/06/2009, 16:29
Não consegui rodar, tem como postar aquela config aqui?

Chacineiro
27/06/2009, 18:37
Meu script:

capslock::suspend
w::up
s::down
a::left
d::right
q::a
x::s
f::d
z::f
tab::capslock

Showtaro
27/06/2009, 19:06
Eu uso as setinhas do teclado mesmo :lol:

Ton1nhuu
28/06/2009, 18:20
Muito bom vlw pela dica chacina :up: ( não consegui editar esse post pra colocar o arquivo)

Ton1nhuu
28/06/2009, 18:35
Montei o arquivo pro pessoal ai e converti em EXE, é só baixar o programa do chacina, baixar o meu arquivo e executar, que ja deixará as teclas habilitadas automaticamente :up: (file:///C:/Documents%20and%20Settings/Julio%20Bossi/Desktop/CoH-teclado-wasd.rar)

EDIT: para poder digitar dentro do jogo existe uma tecla que liga e desliga o programinha, é só apertar CAPS LOCK, digitar e apertar novamente para voltar a função de movimentação da camera.
(file:///C:/Documents%20and%20Settings/Julio%20Bossi/Desktop/CoH-teclado-wasd.rar)

SuperSoca
29/06/2009, 09:37
Vou colocar um link para este tópico depois. Vou fazer um tópico fixo com links interessantes.

itaperuna_coh
29/06/2009, 10:01
boa jota c e chacina:up:

LernerBrasil
29/06/2009, 10:24
Esse aqui cabe lá naquele compêndio de dicas básicas, será que não? Não é uma dica básica, mas seria legal ter uma referência lá eu acho.

KurtCobain
29/06/2009, 11:59
Não esqueçam de fechar o programa quando for usar programs que usem o punkbuster :)

Chacineiro
29/06/2009, 14:35
Esse aqui cabe lá naquele compêndio de dicas básicas, será que não? Não é uma dica básica, mas seria legal ter uma referência lá eu acho.

Um link seria realmente bom.

Eu uso as setinhas do teclado mesmo :lol:

Tenta se acostumar a usar WASD e os atalhos do company, vai melhorar muito.

Nas setinhas tu é obrigado a usar todas as habilidades no mouse, o que atrapalha muito, apesar de pra quem faz não parecer que atrapalha. É questão de aprender a usar as hotkeys só. Ou então vc pode mover os atalhos-chave para os números e teclas perto das setinhas isso tambem dá pra fazer com o AHK.

Showtaro
30/06/2009, 11:23
Tenta se acostumar a usar WASD e os atalhos do company, vai melhorar muito.

Nas setinhas tu é obrigado a usar todas as habilidades no mouse, o que atrapalha muito, apesar de pra quem faz não parecer que atrapalha. É questão de aprender a usar as hotkeys só. Ou então vc pode mover os atalhos-chave para os números e teclas perto das setinhas isso tambem dá pra fazer com o AHK.

Realmente acho que ficaria melhor, vo tentar esse negócio de colocar as habilidades nas teclas numéricas do lado das setinhas, se não der certo vo usar WASD mesmo hehehe
Dá edit lá nos dicas básicas e linka pra esse tópico, bem útil :up:

Ton1nhuu
28/09/2009, 16:58
Tem um EDIT no meu post com o arquivo pra ajudar o pessoal :up:

Matanza
04/10/2009, 18:57
Tem como fazer a câmera rolar com Shift + W,A,S,D? Pra não precisar mecher nos atalhos que eu to usando.

Ton1nhuu
06/10/2009, 14:59
até tem , mas não sei configurar o chacina deve saber :up:

Matanza
06/10/2009, 21:32
até tem , mas não sei configurar o chacina deve saber :up:

Já tentei e não consegui. Seria muito útil isso eim.

Chacineiro
08/10/2009, 13:02
No help do AHK tem isso escrito em algum lugar.

Eu sei usar o alt(uso isso no HoN).

Pra configurar com alt+algumacoisaqquer tem que escrever o seguinte

Em vez de por exemplo:

z::up -> Z vira a seta pra cima do teclado

Tem que ser:

!z::up -> Agora alt+z vira a seta pra cima do teclado.

Shift é realmente bem mais ergonomico pro que tu quer fazer, mas eu não sei como configura-lo, no help tem com certeza.

Matanza
08/10/2009, 20:50
No help do AHK tem isso escrito em algum lugar.

Eu sei usar o alt(uso isso no HoN).

Pra configurar com alt+algumacoisaqquer tem que escrever o seguinte

Em vez de por exemplo:

z::up -> Z vira a seta pra cima do teclado

Tem que ser:

!z::up -> Agora alt+z vira a seta pra cima do teclado.

Shift é realmente bem mais ergonomico pro que tu quer fazer, mas eu não sei como configura-lo, no help tem com certeza.

Puta merda, isso já ajuda e muito! Não sabe o que eu já tentei fazer dar certo mas nada funcionava. No help não achei a resposta. Vou usar com Alt mesmo então, valeueueueu! :up::up::up:

Chacineiro
13/10/2009, 21:39
Puta merda, isso já ajuda e muito! Não sabe o que eu já tentei fazer dar certo mas nada funcionava. No help não achei a resposta. Vou usar com Alt mesmo então, valeueueueu! :up::up::up:

Achei aqui.

# Win (Windows logo key)
! Alt
^ Control
+ Shift

Boa chacina :)

Matanza
16/10/2009, 10:24
Achei aqui.

# Win (Windows logo key)
! Alt
^ Control
+ Shift

Boa chacina :)

Valeu de novo Chacineiro! o/

Eu testei com shift aqui mas no fim acabou ficando ruim pq o cara precisa lembrar sempre de soltar o shift antes de dar comandos às unidades, então acaba dando um nó no cérebro.

Testei com Alt mas ficou desconfortável e eu fiquei sem poder girar a câmera facilmente (só com o alt da direita).

No fim eu fiz desse jeito:

^w::up
^s::down
^a::left
^d::right
Space::LControl
Capslock::Space

Assim se usa a barra de espaço pra mecher a câmera, e o Capslock fica no lugar da barra de espaço. Não é uma mudança tão grande assim.

Vou testar assim por uns jogos pra ver se vai prestar, flw.

BobCuspe
16/10/2009, 10:28
Putz... só o tempo que se leva pra aprender esses novos comandos já é um sacrifício...

Honestamente eu acho que isso só vale a pena se for pra unificar os comandos em vários jogos. Eu fiz essa 'reconfiguração' para os FPS's. Eram praticamente as mesmas teclas para CS, DoD, HL2, BF2, RO, INS, CoD4, ETQW...

No caso dos jogos de estratégia eu ainda não jogo tantos assim pra mudar as coisas.

Chacineiro
16/10/2009, 13:12
Depois que eu aprendi a usar AHK meu nível de jogo melhorou muito, não só em RTS, mas no Dota/Hon tambem.

Ter o mouse livre pra dar comandos enquanto mexe a camera em vez de ter que perder tempo arrastando ele pro canto da tela toda santa vez que for querer olhar um pouco pra lado muda simplesmente muita coisa. É diferença entre "ver e não ver" aquela granada no meio de um squad de volks e conseguir tirar eles a tempo.

No final o importante se resume a isso, não perder tempo.

frasson
16/10/2009, 19:57
Isso dai me ajudou MUITO, vale mto a pena.
Só uma vez que ele deu aquele bug de puxar pro lado, no meio do jogo, e nem clicando no meio do mapa eu conseguia voltar com a câmera, parou de funfar e perdi 3 squads por causa disso, consequentemente perdi o jogo :lol::lol::lol:

SuperSoca
17/10/2009, 10:28
eu não uso, mas adicionei ele como dica no fixo de dicas :up:

Chacineiro
17/10/2009, 12:34
Isso ai de travar nunca aconteceu comigo, mas já vi gente reclamar. Pra falar a verdade aconteceu só uma vez e foi no começo do jogo, mas passou rapido e voltou ao normal.

A dica é não deixar pra abrir o AHK quando tiver aberto o jogo.

Matanza
17/10/2009, 15:34
Putz... só o tempo que se leva pra aprender esses novos comandos já é um sacrifício...

Honestamente eu acho que isso só vale a pena se for pra unificar os comandos em vários jogos. Eu fiz essa 'reconfiguração' para os FPS's. Eram praticamente as mesmas teclas para CS, DoD, HL2, BF2, RO, INS, CoD4, ETQW...

No caso dos jogos de estratégia eu ainda não jogo tantos assim pra mudar as coisas.

Acostumar com o quê? A única mudança nessas linhas que eu postei foi pra poder mecher a câmera com W,A,S,D quando se segura a barra de espaço. Os outros atalhos ficam normais.

SuperSoca
19/10/2009, 10:14
Eu vo experimentar com a dica do Matanza.

bauru1
19/10/2009, 21:13
Eu queria colocar o num0 (tatic map) no apertar do mouse wheel. Alguém sabe o nome desse botão?

Matanza
19/10/2009, 23:35
Eu queria colocar o num0 (tatic map) no apertar do mouse wheel. Alguém sabe o nome desse botão?

MButton::Numpad0

bauru1
20/10/2009, 00:34
MButton::Numpad0

thks

chuvadenovembro
07/11/2009, 15:50
cara, muito boa sua dica, eu trabalho com computação gráfica e tive um principio de leer, por conta disso comprei uma tablet e p/ usar a tablet (sem função de mouse) precisava navegar com as setas do teclado, como eu jogo cs source a muitos anos, eu não conseguia me adaptar as setas e precisava deixar o teclado todo torto p/ conseguir jogar hauhuaahuha, com esse esquema ai funcionou legal, mas infelizmente eu não soube como editar o script, não sabia onde digitar os comandos que tu comentou no topico (então baixei o executavel do amigo da primeira pagina e funcionou 100%)

valews

chuva

BobCuspe
07/11/2009, 19:18
Como é que você consegue jogar com o tablet???? Principalmente pra um FPS?
Eu não consigo nem pensar nisso. Primeiro pq jogando um FPS com tablet vc não tem como girar sobre o próprio eixo pra olhar pro lado. Como é que você faz isso???

Segundo, como foi que você configurou os botões do teclado para responder aos comandos? E não me venha dizer que dá pra ficar usando aqueles botões da caneta pq é praticamente impossível hehehehe

chuvadenovembro
08/11/2009, 16:08
opa BobCuspe (http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/member.php?u=15923)

a tablet só uso com o COH, no CS eu jogava com o mouse...mas ai tive o principio de leer e parei de jogar ele, só abri uma vez o cs com a tablet e realmente fica girando, se algum admin ver, pode até achar que o jogar esta com xiter hehehehe

ja no coh, eu jogo com o botão da caneta mesmo, não sinto dificuldade nenhum, a unica coisa que sinto falta é de clicar no mini mapa, no modo tablet não da p/ fazer isso, mas se ajustar ela p/ mouse ai sim é possivel, mas eu prefiro deixar apenas como tablet porque depois de 10 anos trabalhando com computação grafica foi bem dificil me adaptar a caneta, se eu ficar deixando ela no modo mouse, acabo me acomodando também, inclusive tirei o mouse do pc e deixei apenas ela.

o modelo é uma bamboo da wacom

abraços

BobCuspe
09/11/2009, 02:45
Eu já tentei usar o tablet pra jogar mas não consegui. Vou tentar novamente.

gilber27
20/02/2010, 01:56
pra mim simplesmente nao da!sempre ando com asdw mas no CoH eu uso muitos atalhos q sao bindados a essas letras.

SuperSoca
20/02/2010, 09:31
Mel dels o loko joga de tablet!!!!!!!!!!!!!!!

Como consegue ahuahau eu uso tablet o dia inteiro mas n imagino iss,

BobCuspe
20/02/2010, 14:20
Eu também uso o tablet e não consigo me imaginar jogando com um

drsophos
06/07/2010, 09:24
Da hora este esquema de configurar as hotkey, pelo que vi a configuração é feita por expressão regular.

Muito bom parabéns, só tenho que me acustumar, as vezes quando o jogo fica tenso quando vejo estou usando as malditas setinhas.

Abraços.

N3L10
11/09/2010, 10:34
Vlw por compartilhar.

federex
29/01/2011, 14:59
bem útil, valeu

woverini
30/01/2011, 11:39
Muito boa a sua dica obrigado por compartilhar

domcalabreza
10/02/2011, 18:33
Muito bom esse programa :
Alguém sabe como dar 2 comandos apertando uma tecla só? Por exemplo: Eu queria fazer uma trincheira apertando uma tecla só, o problema é que a sequência pra fazer isso é "b" pra abrir o menu de construção e "t" para construir a trincheira, então como seria?

Sgtyoda
10/02/2011, 18:50
vc da um click no menu de construção e outro no da trincheira.

domcalabreza
10/02/2011, 19:29
vc da um click no menu de construção e outro no da trincheira.

É apertando uma tecla só. Por exemplo apertar o "e" vai ser igual apertar o "b" (menu) e depois o "t" (trincheira) em sequencia.
Eu já tentei:
e::b::t
e::b,t
não deu

domcalabreza
11/02/2011, 00:23
Tava pensando em por todos os "poderes especiais" em uma tecla só. Por exemplo:
d + s + v + p + f + r todos na tecla "e" que é rápido de apertar porque ta do lado do w.

Como escrever isso no script do programa?

Matanza
11/02/2011, 01:08
Vai ser difícil deixar do jeito que tu tá querendo. Tem unidades com vários poderes especiais. Tem que ser mais simples com esse programa.

Chacineiro
11/02/2011, 18:36
Muito bom esse programa :
Alguém sabe como dar 2 comandos apertando uma tecla só? Por exemplo: Eu queria fazer uma trincheira apertando uma tecla só, o problema é que a sequência pra fazer isso é "b" pra abrir o menu de construção e "t" para construir a trincheira, então como seria?

Hummm, boa pergunta, não sei se tem como fazer isso.

Tentou fazer algo do tipo:

e::b
e::t

Repetindo mesmo, talvez o programa aceite.

Alias, é uma ótima ideia.

Low
11/02/2011, 20:47
To com uma pequena dor de cabeça aqui com esse AHK, sempre executei ele com o CoH e sempre deu certo a sequencia das teclas, me ajudava muito...

Mas agora tá dando um negócio chato aqui de funcionar só fora do jogo, dentro do jogo ele praticamente não funciona mais!! Já tentei dar reload no script, refazer a sequencia de binds, reinstalar o programa e nada... O que pode ser? Alguém tem ideia??

domcalabreza
11/02/2011, 21:42
Hummm, boa pergunta, não sei se tem como fazer isso.

Tentou fazer algo do tipo:

e::b
e::t

Repetindo mesmo, talvez o programa aceite.

Alias, é uma ótima ideia.

deu duplicate hotkey

Chacineiro
12/02/2011, 02:28
deu duplicate hotkey

Putz.

Mas tem que haver um jeito, porque se funcionar vai ser realmente muito prático, gostei muito da idéia.

To com uma pequena dor de cabeça aqui com esse AHK, sempre executei ele com o CoH e sempre deu certo a sequencia das teclas, me ajudava muito...

Mas agora tá dando um negócio chato aqui de funcionar só fora do jogo, dentro do jogo ele praticamente não funciona mais!! Já tentei dar reload no script, refazer a sequencia de binds, reinstalar o programa e nada... O que pode ser? Alguém tem ideia??

Isso acontece as vezes, é muito chato.

Geralmente tem que fechar o AHK, o jogo, e depois abrir o AHK já com o jogo aberto.

Tem certos jogos que simplesmente não funciona, não jogo COH:EF porcausa disso, não tem como funcionar lá.

Low
12/02/2011, 13:17
Isso acontece as vezes, é muito chato.

Geralmente tem que fechar o AHK, o jogo, e depois abrir o AHK já com o jogo aberto.

Tem certos jogos que simplesmente não funciona, não jogo COH:EF porcausa disso, não tem como funcionar lá.

Acho que já tentei esse modo que vc falou ai, mas vou tentar de novo quem sabe... mas se não funcionar vai ser uma pena, eu já tava bem acostumado com o jeito da câmera em WASD, desacostumar vai ser dificil. :?

Low
12/02/2011, 19:34
Chacina, consegui fazer um esquema aqui que funcionou, foi só eu iniciar o coh primeiro e depois executa o AHK que deu certo dai, é meio chatinho mas pelo menos funciona. Valeu mesmo assim pelas dicas.. :up:

domcalabreza
12/02/2011, 23:27
Putz.

Mas tem que haver um jeito, porque se funcionar vai ser realmente muito prático, gostei muito da idéia.

Perguntei numa comunidade de Hotkey e eles disseram que é:

e::
send, bt
return

e deu certo. 2 comandos numa tecla.
Dá pra expandir isso colocando um monte de letra no lugar do bt, vai valer a sequencia. Olha no post abaixo.

domcalabreza
13/02/2011, 01:04
Vai ser difícil deixar do jeito que tu tá querendo. Tem unidades com vários poderes especiais. Tem que ser mais simples com esse programa.

Unidades com mais de um poder especial não da conflito porque vai valer a letra que tu colocar primeiro

Coloquei todas as "skills" das unidades em uma tecla só, no caso tecla "e" digitando no script:

e::
send, rdvsbmpf
return

Essa sequência eu fiz pra brit. Para as outras facções tem que fazer uma sequencia diferente de letras. Nessa sequência que eu fiz o PIAT põe mina, o tommy pina, manda fumaça ou da tiro de sniper, o stuart dispara canister, o capitão manda victor target ao invés de seguir squad (pois eu pus a letra v antes da p), o medical bunker cura, a 17 pounder e o bren carrier liga o piercing, etc tudo isso só com uma dedada no "e" com a unidade selecionada.

Chacineiro
13/02/2011, 22:36
Chacina, consegui fazer um esquema aqui que funcionou, foi só eu iniciar o coh primeiro e depois executa o AHK que deu certo dai, é meio chatinho mas pelo menos funciona. Valeu mesmo assim pelas dicas.. :up:

Foi o que eu disse! haha

Mas tem jogo que realmente não funciona de maneira alguma, é muito frustrante.

Low
14/02/2011, 11:25
Nem lembro que vc tinha dito isso kkkk

Mas o AHK só ta funcionando aquela versão compilada dele, o .exe, o .ahk nao funciona...

Quintanilha
21/02/2011, 09:33
E ai rapazeada, bom dia....

Preciso de uma ajuda com esse programinha....

Ontem eu instalei, fiz tudo direitinho, só que....

No jogo só funcionou uma vez, porém eu consigo habilitar ele somente quando estou no windows, quando eu entro no jogo ele para de funcionar....

Mas quando aperto shift+tab para ver o Steam ele habilita o programa, mas qndo eu saio do steam ele desabilita...

alguém sabe o que poderia ser???

Quintanilha
30/07/2011, 16:01
Revivendo o tópico...

Gostaria de saber se esse programa funciona no EF, como eu acostumei no CoH com esses comandos, estou tendo muita dificuldade com os velhos comandos.

Se alguem souber....

Valeu

Chacineiro
30/07/2011, 17:48
Funciona com o EF sim, tudo que você tem que fazer é:

Clicar com o botão direito no seu script, e selecionar "compile script" dai ele vai virar um arquivo .exe, rode esse arquivo em modo de adminstrador quando o EF já estiver aberto e pronto, resolvido.

As vezes acontece de no começo do jogo o script não funcionar, mas dai é só dar alt+tab e reload no script, no começo do jogo não tem nada pra fazer mesmo, então é sussa de fazer isso.