PDA

Ver Versão Completa : [REPLAY] SaoNunca em 2 replays

BobCuspe
09/10/2009, 01:01
Ontem eu tava 'reclamando' das derrotas seguidas que encarei. Chegou a um streak de -5 jogando de wehr. Tava muito puto e frustrado. Daí fui jogar um 2x2 onde só tinha 5 derrotas e nenhuma vitória até agora. Peguei um americano level 1 (provavelmente smurf) contra 2 PEs level 9. Arrebentamos.

Interessante é o diálogo entre os caras. O tempo todo tratando a gente como noobs (o que somos) e reclamando do spam de rifles. Foi sorte e habilidade de 1x1. Eu praticamente não conversei com meu parceiro. Escolhi um dos lados (com 2 VPs) e resolvi segurar a onda até onde desse. Como um dos adversários acabou segurando e protegendo o VP sul, meu parceiro veio me ajudar a segurar os outros 2 (centro e norte). Acabou que conseguimos. Não sei se o replay vale pela tática. Mas vale muito pela desproporção entre os dois lados.

Depois voltei pro 1x1. Não percebi e deixei a escolha do exército no random. Quanto carregou eu tava como brit contra um PE level 8. Já deve ter quase 2 meses que não jogo uma partida de Brit. Pensei que seria derrota certa. Confesso que comecei o jogo sem nem saber o que fazer. Foi muito complicado. Quando menos esperava o cara tava com ScoutCars e Panzer IV detonando minha infantaria. Ele fez 2 Panzer IV. Os dois fizeram muuuuuuuuito estrago até o final do jogo. Meu segundo caminhão ainda estava sentando no mapa então eu tive que chamar o Churchill - que raramente uso. A partida foi longa e cansativa. Mas no final eu consegui ganhar de um cara nitidamente superior. Se serve de referência, ele teve uma média de 78 CPM (picos de 180 :shock::shock::shock::shock::shock:). Em nenhum momento do jogo meus CPMs ultrapassaram os dele. Juro que não sei como consegui ganhar do cara!

navar
09/10/2009, 09:30
Que tranqueira é essa de CPM?

BobCuspe
09/10/2009, 09:50
CPM - cliques por minuto.

Em meus jogos a média é de 20 a 25 CPM. Quanto o adversário é muito forte e tem muio confronto o meu CPM passa de 30. Mas já teve um jogo que cheguei a 55!

Itaperuna e SuperSoca têm CPM em torno de 40 e 50. Top players como Seph, DrHorse, Sweix têm CPM na casa dos 50 a 70 de média.

Matanza
09/10/2009, 16:42
Putz, a minha média é uns 18 eu acho.. Fico imaginando os caras com 50 ou mais CPM, devem ficar tendo um ataque epilético na frente do pc.

Não?

SuperSoca
09/10/2009, 17:05
Eu fazia média de 135 APM (CPM) no Starcraft, com picos de 210.

Acontece que além de naquele tempo eu passar muito mais tempo jogando, o "passo" do Starcraft pede por mais CPM... jogadores iniciantes no Starcraft fazem 40-60 CPM (o que no CoH já é um horror...): são muitas unidade e tudo é muito manual. O CoH é bem mais confortável de jogar.

navar
09/10/2009, 17:37
Então se eu ficar clickando o mais rápido possível em um único lugar do mapa e conseguir uns 200 CPM eu viro o Deus do CoH?! :shock:

Não acredito que CPM seja medida de profissionalismo no jogo. Se o cara usa muito atalho de teclado ele vai ter um CPM menor que um que só usa o mouse, e isso não implica que o segundo seja melhor que o primeiro.

Matanza
09/10/2009, 17:37
eu fazia média de 135 apm (cpm) no starcraft, com picos de 210.

Acontece que além de naquele tempo eu passar muito mais tempo jogando, o "passo" do starcraft pede por mais cpm... Jogadores iniciantes no starcraft fazem 40-60 cpm (o que no coh já é um horror...): São muitas unidade e tudo é muito manual. O coh é bem mais confortável de jogar.

curuzes!

SgtoPereira
09/10/2009, 17:45
Olá. É por isto que sempre falo em "correria" no MP do CoH. Quem já é veterano, faz tudo mais rápido, usa muitos atalhos de teclado, conhece bem os mapas, sabe mais ou menos (senão de todo) o que esperar do adversário em cada mapa, que abilidades usar - e quando -, como e quando gastar recursos, e por ai vai.

Quem está começando no MP fica perdido em meio a esta correria toda e não raro você acaba sendo dominado pelo inimigo já no começo do jogo. Ai é aquele "pavor" e não sabemos o que fazer em meio ao panico.

Claro que a medida que vamos jogando aprendemos cada vez mais e acho que a primeira coisa a se aprender é como dominar o panico e aquele sentimento de frustração quando aqule monte de "piolhos" :B (infantaria) começa a aparecer de todos os lados.
Ô¿~

BobCuspe
09/10/2009, 17:57
Então se eu ficar clickando o mais rápido possível em um único lugar do mapa e conseguir uns 200 CPM eu viro o Deus do CoH?! :shock:

Não acredito que CPM seja medida de profissionalismo no jogo. Se o cara usa muito atalho de teclado ele vai ter um CPM menor que um que só usa o mouse, e isso não implica que o segundo seja melhor que o primeiro.

O simples fato de ter CPM alto não quer dizer nada. Sozinho este índice realmente não representa coisa nenhuma. Mas é um elemento a mais que deve ser observado para entender o jogo e seus participantes. Da mesma forma que as estatísticas de uma partida de futebol não condizem com o resultado do placar, em sua maioria ocorre uma tendência: o time com mais posse de bola, mais desarmes, mais chutes a gol normalmente é aquele que ganha. Então se pensarmos que a velocidade no controle de unidades é um fator importante do jogo, temos que considerar o CPM como uma medida a ser levada em conta.

O que me deixou intrigado foi a colocação sobre os atalhos de teclado. Eles contam para o CPM?

Matanza
09/10/2009, 18:04
Lembrando que um player pode usar 20 comandos pra levar um riflemen até o arco de uma MG que foi posicionada com um único clique.

:cool:

SuperSoca
10/10/2009, 00:18

Na verdade além do que o Bob e o Matanza falaram, tem mais uma coisa a se considerar. O CPM é válido para cliques do teclado também.

Como o Bob falou, o CPM sozinho não indica quem joga melhor ou pior, mas é um fator importante para análise do jogo.