Exibindo resultados 1 a 2 de 2

Tópico: [Jogo] Stellaris

Data de Registro
    Abr/2006
    Valeu/SFA
    Recebidos: 2.824/45
    Dados: 498/45

[Jogo] Stellaris

Vamos por partes ...

Quem não joga no ironman, (só ver no perfil dele no steam se ele tem achievments, só se ganha no ironman e ao menos no normal os mais preciosos) sorry, mas não tem como falar de estratégia, a diferença entre um jogo modado, com saves e loads, com o ironman mode é brutal, por isso qdo nego entra no MP toma uma surra de dar dó, MP não tem console, save e muito menos voltar atrás, recomendo ironman sempre que quiser aprender o jogo, pois vc se pega na situação de uma DOW e se perder vai pro saco um jogo de dias. É muito fácil DOW tentar ganhar se perder, dar load e mudar a estratégia. Entretanto não estamos numa competição e sim pra se divertir (apesar que pra mim desafio é diversão rs), então há vários mods já e recomendo vários, o importante é diversão.

Mencionei o ironman, porque tem muito gringo falando isso e aquilo em termos táticos e estratégicos, mas sem nenhum achievments no perfil, e na boa tem muita bobagem. Muita gente falando em atritar o inimigo, é possível até, mas em pelo menos 50% dos casos haverá uma batalha épica e so vc tomar uma surra nela, adeus viola, é deathball , ou melhor bola de neve da morte, o AI vai pintando e bordando e não tem como se recuperar mais. Enfim, várias coisas são propostas, mas qdo você analisa com calma vê que é jogador noob de save e load.

O jogo é um GS, mas falta muitos elementos estratégicos, de longe não se compara com o EU4, VIC 2, e HOI DH, não tem comparação, perto da diplomacia e política por exemplo do EU 4, o jogo parece pelado, economia e sociedade do VIC está a anos luz assim como os elementos militares do HOI DH é devastadoramente superior. O jogo é melhor mas Galatic Civilizations III na minha opinião é mais estratégico, a impressão é que a Paradox fez o de sempre, manda um jogo cru, e conforme o $ vai entrando vão lançando as toneladas de DLCs, e o jogo vai encorpando.

Então o jogo não é ruim, mas convenhamos, o lugar dos TOP 3 da Paradox estão lá firmes como uma rocha, sem nenhuma ameaça pelo Stellaris. Mas, porque tanta gente gostou ? Eu notei uma coisa, no lançamento, qdo todo mundo joga o early game, a maioria absoluta dos reviews era positiva, depois qdo o jogo chegava pro mid, e a galera começava a bater a cabeça e os problemas do jogo ficando mais evidentes a ficha começava a cair e a reviews começaram a mudar, de modo que a melhor review que li foi esta :

http://www.pcgamer.com/stellaris-review/

E o melhor trecho é esse :

"I'm disappointed, because Stellaris's first few hours hinted at a smart, scintillating reinvention of the 4X. The early game is packed full of personality, but it's squandered as the hours roll on. Maybe I had a particularly bad late game experience—the random nature of each campaign suggests many potential outcomes. But the glacial pace feels intentional, and the long periods of inaction bring other limitations to the fore. How most research is purely a stat boost, with only a scant few technologies progressing the story in fun, inventive ways. How presidential candidates have so few mandates, often cycling between just two basic objectives. How espionage is an obvious omission, especially when effective combat is so dependant on information."

E a explicação é simples, o early game é muiiito interessante, vivo, cheio de eventos, informações, aventuras etc, de repente, some tudo e só no late volta alguma coisa. Não preciso dizer que cometeram o erro básico que ignorar qualquer elemento de estratégia no mapa amplo estratégico, pois este é plano e praticamente tudo conectado, num mapa do HOI por exemplo, vc tem montanhas, oceanos, clima, tempo, etc, vc tem vários elementos que torna o mapa estratégico interessante, assim no VIC e no EU 4, no Stellaris, esquece, vc se sente pelado, porque as nebulosas não poderiam ser intransponíveis, porque não colocam obstáculos, sistemas com sóis hazardous, sei lá inventa, coloca elementos que tornem rica a galáxia. Entretanto o jogo tem alma, sua arte é muito bem feita, música linda, detalhes muuuiiito bem cuidados.

O MP é mais ou menos ... se vc entrar num PVP o jogador irá numa totalwar e quem perder tá fora, é no esquema total victory do HOI, e não no limited victory do VIC e EU, que de certa forma, dava uma dinâmica mais lenta à guerra e abria dezenas de estratégias, ou no HOI aonde a vitória vem a passos lentos, grão por grão, qdo não fica num impasse de semanas de jogo, no Stellaris num head to head, na boa, tudo será decidido em uma hora e tchau ... deathball na lata, e mais, no Stellaris o inimigo varre você com o que sobrou da fleet e não sobra mais nada, tudo é muito rápido. Estou num jogo ironman, normal, e estou numa stalemate que foi definida em 1 única batalha grande, aonde praticamente ambos os lados apanharam muito, de modo que não sobra muita margem para inventar estratégias e táticas como no HOI e VIC, no Stellaris suas opções são bem menores ainda mais se o inimigo for humano.

Também no jogo falta ainda, elementos obrigatórios, como espionagem, uma diplomacia a lá paradox, conselho galático, um sistema político básico, até um tech tree, etc etc, o design das ships é uma piada de mal gosto aliás. Uma garison do HOI tem mais opções que todo o Stellaris neste aspecto..

A AI :

Aaaahhhhh ... essa AI é muito maldita ... basicamente fizeram uma AI burra mas cheatada, vamos lá:

- a AI tem o All Seeing Eye, e suas decisões não são baseadas na info que ela coleta do front, como nas outras AIs dos TOP 3, ela coleta a informação direto do servidor divino galático. Dito isso, não preciso dizer que ela saberá aonde vc tem suas unidades, oq elas fazem, suas ordem etc etc etc
    - a AI reage como peixe. No mar, até no aquário, existem algumas leis que todo mergulhador esportivo sabe e no Stellaris não preciso dizer que as AIs se comportam da mesma forma:
    O maior come o menor
    Os pequenos se unem em defesa e debandam no primeiro perigo
    Os maior comendo o menor, cresce mais rápido, que aumenta sua fome, criando um ciclo vicioso
    Não importa o tamanho do peixe, mesmo um grande, se estiver doente ou machucado será comida de toda a vizinhança
    Os rivais correm um contra o outro numa corrida armamentista, mesmo que isso os deixe para trás. Vc sabe que deve se expandir, mas precisa se armar, porque se não a AI vizinha vai te atacar, qto mais vc se arma, mais ela se arma, até que aparece um terceiro que se expandiu corretamente e devora ambos
    A AI, independente de ser ou não hostil, vai te atacar se vc ficar vulnerável, a AI basicamente fica calculando a possibilidade de sucesso, ganho, de acordo com sua personalidade hardcoded, ou seja, SEMPRE uma AI com uma determinada personalidade, vai repetir e repetir suas decisões, de modo que (e estou trabalhando exatamente nisso) o jogador que decifrar a AI e a manipular terá uma boa vantagem a sua disposição

Vale a pena o jogo então ? Vale ! Mas vale porque a Paradox irá lançar toneladas de DLCs e capitalizar como sempre faz, então o jogo tende a melhorar bastante. Dá pra jogar MP ? Dá, mas bem inferior ao VIC, HOI e EU 4. No atual estado vale a pena, mesmo que seja para SP ? Vale sim !

7/10 ! Colocaria o Stellaris como o quarto melhor jogo da Paradox.

PS: notem como o early game é interessante e de repente tudo some

1 Not allowed! Not allowed!
    Bison online lemas :

Não peça nada que você não pode pegar.
    Aonde você vê crise eu vejo oportunidade.

Data de Registro
    Abr/2006
    Valeu/SFA
    Recebidos: 2.824/45
    Dados: 498/45
    Quero fazer um adendo. A galaxy ficaria mais rica em termos estratégicos se o FTL option fosse limitado somente para Hyperspace. aí ficaria mais interessante, haveria choke points, e coisas do gênero, perder um ponto desse poderia significar uma volta imensa para se chegar numa região.

0 Not allowed! Not allowed!
    Bison online lemas :

Não peça nada que você não pode pegar.
    Aonde você vê crise eu vejo oportunidade.

Informação do Tópico

Usuários Navegando pelo Tópico

Existe(m) atualmente 1 usuário(s) navegando pelo tópico. (0 membro(s) e 1 visitante(s))

Regras de Postagem