Exibindo resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Autor do The Witcher lamenta maneira como licenciou a franquia

The All Seeing Eye Avatar de S.Templar
    Data de Registro
    Jul/2003
    Valeu/SFA
    Recebidos: 16.538/995
    Dados: 5.393/675

Autor do The Witcher lamenta maneira como licenciou a franquia

http://meiobit.com/363009/autor-do-t...ou-a-franquia/
    Autor do The Witcher lamenta maneira como licenciou a franquia

Início » Cultura Gamer »
    Postado Por Dori Prata em 27 03 2017 em Cultura Gamer, Livros

Embora seja considerada pelos poloneses um patrimônio da cultura local, a série de livros Wiedźmin só ganhou reconhecimento mundial após o lançamento do jogo The Witcher. Porém, mesmo com essa ajuda dada pelos videogames, o autor Andrzej Sapkowski revelou que a maneira como ele negociou sua propriedade intelectual não foi financeiramente vantajosa.
    O motivo da decepção estaria no fato de Sapkowski não receber royalties por cada cópia vendida dos jogos criados pela CD Projekt RED, o que não quer dizer que a desenvolvedora tenha enganado o polonês, mas sim porque ele não acreditava no sucesso da adaptação.
    “Fui estúpido o suficiente para lhes vender os direitos como um todo. Eles me ofereceram uma porcentagem de seus lucros. Eu disse, ‘Não, não haverá lucro algum — me dê todo o dinheiro agora! A quantia toda.’ Aquilo foi uma estupidez. Fui estúpido o suficiente a ponto de deixar tudo nas mãos deles porque não acreditei em seu sucesso. Mas quem poderia prever esse sucesso? Eu não pude.”
    Ainda de acordo com Sapkowski, a única coisa que ele queria na época era uma bela quantia em dinheiro, pedido que a CD Projekt atendeu prontamente, mas ao invés de agora praguejar contra os donos da desenvolvedora, ele admite que o trabalho realizado pelos caras foi de alto nível e que por isso eles merecem tudo o que conquistaram.
    Mas como eu disse no início do texto, devido ao sucesso que os jogos alcançaram, acredito que de uma forma ou outra o autor tenha conseguido lucrar alguma coisa, já que hoje os livros podem ser encontrados até por aqui e se não fosse o trabalho espetacular que a CD Projekt realizou ao longo dos anos, as história de Geralt provavelmente venderiam apenas uma ou outra cópia fora da Polônia.
    Tudo bem, se Andrzej Sapkowski tivesse acreditado no potencial da mídia e na capacidade do estúdio polonês, hoje ele poderia estar com os bolsos muito mais cheios de dinheiro, mas tenho certeza que ele não tem achado ruim as pessoas reconhecerem seu nome em qualquer canto do planeta, mesmo que isso aconteça principalmente por causa de “um mero joguinho”.
    É, para quem um dia apontou o dedo para os games e disse que eles não passavam de brinquedos para crianças grandes, imagino que um caso como este sirva como um belo tapa na cara.
    Fonte: Eurogamer.

6 Not allowed! Not allowed!
    Intel Core i7 3960X|Asus X79 Rampage IV Extreme|2x EVGA GTX980Ti SC+ ACX2.0+ SLI|G.SKILL Ripjaws Z Series 16GB 2400 4x4GB|Corsair Hydro Series H100i w/ 4x Cougar Vortex CFV12HP Push/Pull|Samsung 840 Pro SSD 256GB + OCZ Vector SSD 256GB + HDD Western Digital 2TB Caviar Black SATA 7200 64MB Cache + HDD Western Digital 2TB Caviar Black SATA 7200 32MB Cache + HDD Western Digital 320GB Caviar Blue + 2x HDD Seagate Barracuda 300Gb|Creative Recon3D Fatal1ty Champion|Samsung S23A550H 23" + S27A550 27"|Corsair AX1200i|Cooler Master HAF-X 942|Plextor PX-LB950SA|Logitech G910 Orion Spark Keyboard|Logitech G502 Proteus Core|Razer Firefly|Nostromo Speedpad n52|Logitech Orbit AF|Scythe Kaze Master Pro|Asus RT-AC68U|Razer Leviathan|Razer Carcharias

Templar's Machine Reloaded (New)
    Templar's Machine Turbo (Old)
    "Give me chastity and give me constancy, but do not give it yet.".

"Se roubam de mim, é corrupção. Se roubo dos outros, é jeitinho!" - HUEzileiros

Adevogado Avatar de Dr.Cactus
    Data de Registro
    Jun/2003
    Valeu/SFA
    Recebidos: 4.896/317
    Dados: 9.469/674

4 Not allowed! Not allowed!
    [()]LimeSquaD
    Uma vez azedo, forever limão...

Data de Registro
    Jan/2008
    Valeu/SFA
    Recebidos: 6.585/1.612
    Dados: 4.218/354
    Pelo menos não saiu por aí dizendo que foi roubado pelas grandes empresas e capitalistas brancos igual aparece alguns aqui no BR de vez em quando.

0 Not allowed! Not allowed!

Prostituta do 2142 Avatar de Frango Nego
    Data de Registro
    Set/2007
    Valeu/SFA
    Recebidos: 812/52
    Dados: 325/6
    Mesma coisa com Tolkien, Lewis, Martin, Rowling, etc... todos alcançaram reconhecimento global fora da sua mídia original. Foi bem manezão de não pegar um tutu extra por não acreditar na parada, mas quem diria que o negócio seria sucesso?! E o que ele disse em uma entrevista é real: "Eles [CDPR] beneficiaram tanto o meu trabalho quanto eu beneficiei o trabalho deles".

Fico imaginando quando um cara realmente bom pegar as obras de Howard Phillips Lovecraft para adapta-las as telinhas e telonas...

1 Not allowed! Not allowed!

The All Seeing Eye Avatar de S.Templar
    Data de Registro
    Jul/2003
    Valeu/SFA
    Recebidos: 16.538/995
    Dados: 5.393/675
    https://meiobit.com/391317/autor-do-...da-cd-projekt/

Autor do The Witcher agora quer US$ 16 milhões da CD Projekt

Postado por Dori Prata, 03/10/2018 às 8:32, em Livros, Miscelâneas
    Quando Andrzej Sapkowski vendeu os direitos para que a sua série de livros Wiedźmin fosse transformada em games, ele fez uma aposta: acreditando que o trabalho da CD Projekt não obteria lucro, ele optou por não receber uma porcentagem das vendas, preferindo pegar imediatamente um valor fixo. Anos depois o autor acabou se arrependendo da escolha, mas agora ele acredita ter direito a uma compensação por parte da desenvolvedora polonesa.

Alegando que o contrato inicial entre as partes não representou todo o potencial da propriedade intelectual, em 1º de outubro os advogados do autor deram entrada em um pedido para que a CD Projekt pague 60 milhões de zlotys, o que daria mais de US$ 16 milhões. O valor seria referente a algo entre 5% e 15% das vendas que o estúdio obteve com o segundo e o terceiro jogos da franquia, além dos DLCs lançados para eles.
    De acordo com as pessoas que representam Sapkowski, o contrato inicial dava direito a criação apenas do primeiro título, que foi lançado para computadores em 2007. Além disso, a justiça polonesa teria algumas travas de segurança que garantem ao autor o direito de receber royalties pelas suas obras. Isso aconteceria no caso de uma pessoa obter benefícios consideravelmente baixos quando suas criações são utilizadas por outros, o que eles afirmam ter acontecido com os jogos.
    Pouco tempo depois da ação se tornar conhecida do público, a CD Projekt tratou de emitir uma nota se defendendo. Ela diz:
    “Na opinião da companhia, as exigências expressas na notificação são infundadas em relação ao seu mérito, bem como à quantia estipulada. A companhia adquiriu legitimamente e legalmente os direitos autorais referentes ao trabalho do Sr. Andrzej Sapkowski, na medida em que isso era necessário para seu uso em jogos desenvolvidos pela companhia. Todas as obrigações pagas pela companhia em relação a mesma foram propriamente exoneradas.”
    A nota segue dizendo que é do interesse da CD Projekt manter uma boa relação com o autor e que por isso a diretoria se esforçará para garantir uma resolução amigável para o problema. Porém, eles deixam claro que tal solução deva respeitar o que foi tratado anteriormente, ou seja, pelo jeito não estão dispostos a abrir os cofres.
    Portanto, pode ser que Andrzej Sapkowski e os donos da CD Projekt estejam diante de uma disputa judicial que se arrastará por um bom tempo e não tenho a menor ideia se e como isso poderá afetar as vendas dos jogos. Tanto dos que já existem, quanto dos que eventualmente surgirão.
    Olhando a situação como um simples leigo, fico com a impressão de que se o autor preferiu não arriscar vendendo os direitos por um preço fixo, que agora ele arque com as consequências. Além disso, me parece uma atitude um tanto covarde do Sr. Sapkowski querer uma fatia deste bolo, quando o próprio defendeu que não foram os jogos que alavancaram as vendas dos seus livros, mas sim o contrário.
    Fonte: GameInformer.

Intel Core i7 3960X|Asus X79 Rampage IV Extreme|2x EVGA GTX980Ti SC+ ACX2.0+ SLI|G.SKILL Ripjaws Z Series 16GB 2400 4x4GB|Corsair Hydro Series H100i w/ 4x Cougar Vortex CFV12HP Push/Pull|Samsung 840 Pro SSD 256GB + OCZ Vector SSD 256GB + HDD Western Digital 2TB Caviar Black SATA 7200 64MB Cache + HDD Western Digital 2TB Caviar Black SATA 7200 32MB Cache + HDD Western Digital 320GB Caviar Blue + 2x HDD Seagate Barracuda 300Gb|Creative Recon3D Fatal1ty Champion|Samsung S23A550H 23" + S27A550 27"|Corsair AX1200i|Cooler Master HAF-X 942|Plextor PX-LB950SA|Logitech G910 Orion Spark Keyboard|Logitech G502 Proteus Core|Razer Firefly|Nostromo Speedpad n52|Logitech Orbit AF|Scythe Kaze Master Pro|Asus RT-AC68U|Razer Leviathan|Razer Carcharias

Templar's Machine Reloaded (New)
    Templar's Machine Turbo (Old)
    "Give me chastity and give me constancy, but do not give it yet.".

"Se roubam de mim, é corrupção. Se roubo dos outros, é jeitinho!" - HUEzileiros

LATINO dos memes Avatar de JUNAUM
    Data de Registro
    Jan/2007
    Valeu/SFA
    Recebidos: 12.335/213
    Dados: 7.779/349
    Uhuahuauha tiozinho não se aguentou e botou no pau.

Guardião do forum aka The keeper Avatar de Showtaro
    Data de Registro
    Abr/2009
    Valeu/SFA
    Recebidos: 4.657/138
    Dados: 14.455/352
    Nem vai ganha hein

Steam: [ZT] Showtaro

Data de Registro
    Jul/2007
    Valeu/SFA
    Recebidos: 5.455/125
    Dados: 5.084/133
    Processar por 15% das vendas depois de o cara ter vendido a licença?

Belo de um fdp e burro ainda, cara além de n ter feito sua pesquisa antes de vender a licença, ele ta tentando acabar com uma relação q pode gerar mto dinheiro pra ele e pro estudio no futuro.

Guardião do forum aka The keeper Avatar de Showtaro
    Data de Registro
    Abr/2009
    Valeu/SFA
    Recebidos: 4.657/138
    Dados: 14.455/352
    Capaz da CD Project oferecer uns milhõezinhos ainda só de bom grado pro véio.

Steam: [ZT] Showtaro

Informação do Tópico

Usuários Navegando pelo Tópico

Existe(m) atualmente 1 usuário(s) navegando pelo tópico. (0 membro(s) e 1 visitante(s))

Regras de Postagem